Mulheres que correm com os Lobos…

12 jul

76221938

Há muito tempo tenho ouvido falar do livro que dá título a esse post e lido alguns trechos e resenhas dele por aí. Finalmente comprei o meu exemplar para ler com calma e resolvi bater um papo com vocês sobre o primeiro capitulo.

Mulheres que correm com os Lobos, da psicóloga Clarissa Pinkólas Ester, fala sobre a compreensão da natureza da mulher selvagem(essência da alma feminina) através da interpretação de lendas e histórias antigas e a semelhança de suas características com a de uma loba. A obra dialoga sobre os conflitos da “Mulher Moderna” e como atingir a verdadeira libertação.

A primeira lenda apresentada é a La Loba, a Mulher Lobo que fala sobre uma senhora que vive em um lugar oculto de que todos sabem, mas que poucos já viram. Como nos contos de fadas, ela parece esperar que cheguem até ali pessoas que se perderam e que estão vagando a procura de algo.

Ela tem uma aparência estranha, parece evitar pessoas e emite mais sons animais do que humanos. Segundo a lenda, o único trabalho dela é recolher ossos de todas as criaturas e conservá-los, sobretudo, o que corre o risco de se perder para o mundo, mas a sua especialidade são os lobos.

Ela se arrasta pelos vales e quando consegue reunir um esqueleto completo, faz uma fogueira e canta uma canção. Com o seu canto o lobo volta a viver com força e vitalidade, e livre a criatura corre por um desfiladeiro até tornar-se uma linda mulher.

Resumi o conto de forma simplista, mas acredito que consegui transmitir o que ele nos fará refletir e a sua mensagem serve para homens e mulheres.

Em algumas situações da vida, demonstramos uma angustia tão grande e nem sabemos ao certo o porque, sentimos a perda do referencial, de nossos valores, questionamos quem somos perante as pessoas e a vida. Como escorpiana inquieta e visceral, muitas vezes me senti com a alma cansada, sem identificação da minha real essencia e indaguei meu papel no mundo.

No livro, a longa reflexão sobre o conto de La Loba traz uma auto analise que eu hoje vejo como essencial: Onde estão os seus ossos?

Todos nos começamos como ossos perdidos no deserto e é nossa responsabilidade recuperar suas partes, esse é um processo que exige dedicação, atenção e cuidado.

La Loba indica o que devemos procurar- a indestrutivel força da vida, seu conto de ressurreição  nos mostra o que pode dar certo para a alma. Ele revela que se cantarmos a canção, poderemos conclamar nossos restos psiquicos e voltar a nossa forma vital. Cantar significa usar a voz da alma, sussurrar a verdade da necessidade de cada um, soprar alma sobre aquilo que esta doente.

Isso se realiza no mergulho mais profundo em nosso amor próprio, no resgate pelo que gostamos de fazer, no cultivo das amizades que nos fazem felizes, na nossa fé, exercicio da criatividade,  na busca pelos anseios que enxergamos com o canto dos olhos. Mas não na procura pela realização atraves do outro,  o real encontro  é solitário.

Ouvindo Priscilla Ahn – Dream

PS. Eu espero que para vocês esse conto seja também alimento para a alma, volto em breve com as minhas histórias ….Beijos aos queridos..Desculpem os problemas de acentuação, continuo brigando com meu teclado…Este texto tem trechos adaptados do livro.

23 Respostas to “Mulheres que correm com os Lobos…”

  1. Rebeca julho 14, 2009 às 3:19 am #

    Existem contos que alimentam e esse é um.

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca

  2. cintia julho 22, 2009 às 11:45 pm #

    Oi querida, adorei esse tema!!! Todos nós estamos sempre a procura de algo, e esquecemos de olhar p dentro de nós mesmos….o q procuramos na maioria das vezes encontramos em nós mesmos, e assim podemos ser felizes sem depender de algo externo. Vou ler este livro, otima dica !!! beijos no coração

  3. Rebeca julho 23, 2009 às 2:07 am #

    Deh,

    Ler suas palavras cheias de carinho alimentar uma admiração.

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca

  4. Rebeca julho 23, 2009 às 2:08 am #

    alimentam*

  5. Silmara Franco julho 23, 2009 às 6:33 pm #

    Deh,
    vim retribuir a visita lá no meu blog, e acabei gostando daqui…
    Que blog bonito.
    Um beijo, querida.
    Silmara Franco
    http://www.fiodameada.wordpress.com

  6. elcio julho 23, 2009 às 11:20 pm #

    Q belo post…deu vontade de ler.
    Vou terminar Leite Derramado e procurar ler essa otima indicacao.
    Valeu mesmo.

    Bjs

  7. maria claudete julho 25, 2009 às 6:20 pm #

    O segredo, realmente, está dentro de nós e na maioria das vezes persistimos em procurar do outro lado do muro. Gostei da indicação, vou procurar ler o livro. grata pela visita e comentário. Semana feliz para você.

  8. ceila santos dezembro 3, 2009 às 3:52 pm #

    Nossa! Delícia ver alguém lendo Mulheres correm com os lobos. O primeiro capitulo realmente é transformador e dá todas as diretrizes para encararmos a importância de sabermos quem somos, o que precisamos e principalmente de resgatar nosso poder feminino para tomada de decisão. Você sabia que existem terapias baseadas no livro? Eu descobri isso com outra blogueira fantástica e resolvi encarar o grupo. foi ótimo. se tiver interesse, avisa que será um prazer indicar o grupo das lobas. Detalhe: qdo li primeiro capitulo tmabém resolvi blogar, compartilhar, enfim, ser mais mulher: http://www.desabafodemae.com.br/home.php?acao=desabafos&subact=desabafo&cod=554
    bjkas e prazer em conhecê-la

  9. Sandra Eugênia de O. Moura março 24, 2010 às 5:11 pm #

    Vou comprar pra ler.também sou escorpiana.
    Bjs, Sandra Eugenia de Oliveira Moura

  10. Katia maio 20, 2010 às 6:55 pm #

    Olá, recebi um email com um trecho do livro e gostei muito, resolvi procurar mais sobre ele, assim recorri ao google e acabei achando vc, “que presente de Deus”.
    Gostei muito da forma como escreveu sobre ele, acho que foi um recado de Deus pra mim, pois estou muito perdida, tentando me encontrar. E quem sabe lendo este livro e seu blog eu consiga.
    Agradeço por existir e por ser usada por Deus
    até
    Katia

  11. Adriana de Oliveira junho 3, 2010 às 2:41 am #

    oi,
    Foi mto agradavel ler as suas palavras e encontrar eco para o meu momento. Eu li este livro pela primeira vez ha 15 anos. Reli, recomendei, e finalmente emprestei pra alguem que provavelmente passou adiante. Hoje comprei um novo exemplar e novamente estou em busca de mim mesma . Vou recomecar a caminhada confiante e bem acompanhada!!!

  12. TEREZINHA setembro 16, 2011 às 9:58 pm #

    AMEI SUA ANALISE…VALEU A PENA TAMBEM LI E GOSTEI MT…BJ

  13. ângela Maria Rezende fevereiro 9, 2012 às 3:02 pm #

    Tenho 54 anos, ainda não me encontrei amorosamente e nem religiosamente. Vocês podem me ajudar?

  14. ângela Maria Rezende fevereiro 9, 2012 às 3:03 pm #

    gostei muito deste site gostaria de fazer parte.

  15. Maria Teresa Saint-Maurice março 2, 2012 às 11:28 am #

    Por favor, quem me diz, onde arranjar esse livro? Fiquei salivando….
    Esqueci de dizer. estou em Portugal!

  16. Déborah De Mari março 4, 2012 às 9:14 pm #

    Olá Maria,

    Seguem os dados completos do livro:
    Mulheres que Correm com os Lobos
    Autor: Estes, Clarissa Pinkola
    Editora: Rocco
    Categoria: Psicologia / Psicologia

    No Brasil você pode encontrá-los na maioria das redes de ecommerce: Submarino, Saraiva e Livraria Cultura. Infelizmente não sei oden vc pode encontrá-lo em Portugal, mas achei na Amazon por U$ 31 dolares. acredito que devem entregar ai. Bjos e Volte aqui para contar o que achou do livro. Com tantos comentários, decidi voltar a falar sobre ele. bjos

  17. Déborah De Mari março 4, 2012 às 9:22 pm #

    Olá Angela,

    Você já faz parte desse blog, muito obrigada pela visita.
    Sobre ajudá-la, como sou apenas uma jornalista, pensei em enviar uma resposta baseada no que acredito e o que diria a uma grande amiga.
    Acredito que o fato de encontrarmos o amor ou mesmo uma religião está intimamente ligado a nos conhecermos melhor e esta é com certeza uma das tarefas mais complexas de nossas vidas. Sendo assim, acredito que vc deveria investir tempo e disposição a conhecer-se melhor, terapia é um bom caminho para isso.
    Com clareza do que realmente busca acredito que vc com certeza encontrará uma religião que compartilhe sua fé e um amor para caminhar por essa vida.
    um grande beijo

  18. Déborah De Mari março 4, 2012 às 9:22 pm #

    Obrigada Terezinha! Vc já leu o livro?
    um bjo

  19. Déborah De Mari março 4, 2012 às 9:23 pm #

    Adriana,

    Este livro é um guia para ser relido muitas vezes não é mesmo, com esta vida agitada que levamos muitas vezes nos perdemos no caminho. Com tantos comentários bacanas, decidi voltar a lê-lo e escrever meus comentários por aqui.

    um bjo e volte sempre para compartilhar seus achados.

  20. Déborah De Mari março 4, 2012 às 9:26 pm #

    Katia,

    Muito obrigada pelas suas lindas palavras, com tantos comentários bacanas, decidi voltar a ler e escrever sobre o livro.

    Aguardo vc por aqui, para falamos a respeito.

    um grande beijo e Fica com Deus!

  21. Déborah De Mari março 4, 2012 às 10:21 pm #

    Reblogged this on Sol em Escorpião.

  22. Thaise Dias Titon janeiro 6, 2013 às 11:29 am #

    Bacana a sua interpretação!
    Sou Lua em Escorpião!

  23. soemia silva guimaraes maio 5, 2013 às 3:35 pm #

    Este livro é um verdadeiro tesouro. Ganhei este livro a 2 anos, atualmente estou lendo. Recomendo a todas as mulheres. Eu espero que todas as mulheres da minha vida de hoje e as futuras, que chegaram um dia o leiam, assim acredito que a minha descendência será cada vez melhor.
    Soêmia S. Guimaraes

Deixe um comentário

